Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa é milenar, tradicional e amplamente utilizada no mundo todo. No Ocidente ficou conhecida como Medicina Tradicional Chinesa (MTC), uma vez que a Medicina Ocidental é difundida por aqui. Assim como a maioria dos conceitos em Medicina Chinesa, é difícil definir em uma frase do que trata-se tal grandeza. A MTC é composta por 5 pilares que quando trabalhados juntos resultam no tratamento: acupuntura, dieta, fitoterapia, práticas corporais e práticas físicas.

A acupuntura é a inserção de agulhas (muito finas) em determinados pontos dentro de um meridiano (caminho) de energia. É utilizada para amenizar dores, melhorar o bem-estar em doenças crônicas e atingir o equilíbrio energético. Queixas frequentes como dor de cabeça, dores articulares, distúrbios do ciclo menstrual, infertilidade feminina e masculina, obesidade, distúrbios do sono, ansiedade, fadiga e estresse melhoram bastante com o tratamento contínuo. Para aqueles que não gostam de agulhas, podem ser utilizadas outras técnicas como ventosaterapia, moxaterapia e auriculoterapia.

A dieta consiste em uma orientação alimentar e não um regime. A MTC sempre acreditou que somos o que comemos e baseando-se nas propriedades energéticas do alimento, podemos distinguir quais serão benéficos para o tratamento do paciente e quais evitar.

A fitoterapia chinesa consiste na utilização de formulações compostas por ervas e/ou partes animais a fim de atingir o efeito desejado. É amplamente utilizada na China e, por vezes, mais utilizada que a própria acupuntura. É complexa, possui uma lista extensa de compostos e, felizmente, já existe no Brasil para comercialização.

As práticas corporais incluem massagens, como a Tui Ná que é a mais difundida no Ocidente. Através do toque das mãos com determinada pressão ou movimento, o massagista consegue atingir pontos de acupuntura dentro dos meridiano e, assim, melhorar a disposição e energia do corpo. Aqui no Brasil é realizada por quiropratas e osteopatas especializados.

O último pilar são as práticas físicas. Não é de hoje que conhecemos os benefícios da atividade física e não poderia ser diferente com os sábios chineses. Mas, ao contrário do que vemos no Ocidente, os exercícios aconselhados são os mais fisiológicos possíveis como o Tai Chi Chuan, o Chi Kung e a meditação.

Eletroterapia

Eletroterapia

Aparelho que emite ondas elétricas que aumentam a ação dos pontos de acupuntura. Totalmente indolor.

Lais mais »